sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS


O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados ou ainda Dia dos Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro com festividades e missas em homenagem aos mortos.

Em alguns lugares como o México, é também uma época marcada por festividades, incluindo desfiles espetaculares de esqueletos e demônios, mas a prática comum é neste dia as famílias e amigos lembram-se de seus falecidos fazendo visitas aos seus túmulos enfeitando-os com flores, acendem velas e rezam missas em suas homenagens. Esta prática vem desde o  século II, quando alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires.

No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, incluindo assim, aqueles para os quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.

Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia para rezarem pelos mortos.

No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, levando em consideração que 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos.

Após sua introdução, este feriado saciou o interesse de muitos católicos pela morte e pelo sobrenatural. Mas a idéia não-cristã de espíritos que vagam persistiu em algumas áreas. Aceitando que não podiam livrar-se completamente destes elementos sobrenaturais em algumas celebrações, a Igreja Católica começou a associar os espíritos com forças do mal associadas ao diabo.

A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição. São elas os textos escritos em Tobias 12,12; Jó 1,18-20 e II Macabeus 12,43-46. Além disso, se apóia em uma prática  que vem sendo realizada há quase dois mil anos.

Os Protestantes, de uma forma geral, afirmam que a doutrina da Igreja Católica, que recomenda a oração pelos falecidos, é desprovida de fundamento bíblico. Segundo eles, a única referência a este tipo de prática estaria em II Macabeus 12,43-46. Porém os protestantes não reconhecem este livro como sendo um livro inspirado por Deus, e assim sendo, não cultuam esse dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário