segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PERDÃO II

Hoje pela manhã, enquanto me preparava para ir trabalhar assistia ao noticiário na televisão e passava uma matéria sobre a garota que foi assassinada semana passada em São Paulo. A repórter entrevistava a mãe da garota e num determinado momento perguntou-lhe se ela aceitava o pedido de perdão feito por um dos assassinos. A resposta da mãe foi categórica: Não.
Sai e fui trabalhar, mas a resposta dela ficou martelando na minha cabeça. Fiquei a pensar na atitude dela em negar perdão a uma pessoa e me peguei percebendo que também andei fazendo isso. Não assim explicitamente como ela fez, mas fiz. E, também já tive pedidos de perdão negados por algumas pessoas.
Mas o que é o perdão? A palavra grega traduzida como "perdoar" significa cancelar ou remir. Eu vou um pouco além. O perdão começa no coração e depois na inteligência. Após ser gerado no coração e no pensamento, ele ganha vida com uma atitude explícita. É uma decisão.
Perdoar não acontece de uma hora para outra, é um processo intenso, repetido no nosso íntimo tanto quanto for necessário. A pressa é inimiga do perdão. Ele age no presente e no futuro e não muda o passado. Perdoar é ver o passado com os olhos do presente olhando para o futuro.
A pessoa contra quem se peca sente-se ferida, irada pela injustiça do pecado cometido. O perdão é necessário para curar a relação. O pecado estraga as relações entre as pessoas e prejudica nossa relação com Deus. Enquanto não perdoamos cultivamos a idéia de que a vingança e o ódio podem curar nossa dor. A vingança parece ser mais justa do que o perdão, mas com o tempo suas conseqüências mostram-se terríveis e cruéis.
Precisamos preparar nosso coração para perdoar. Precisamos aceitar a injustiça do ferimento, a deslealdade do pecado. Para nos prepararmos para perdoar, precisamos lembrar que nós também somos pecadores necessitados de perdão. Fácil não é, impossível também não. Quanto maior a intimidade com aquele que peca contra nós, mais difícil é fica.
Perdoar não elimina conseqüências do pecado. O homem que assassinou aquela garota pode se arrepender e pedir perdão, e mesmo se perdoado pela mãe da vítima, ainda assim tem que pagar por seu crime de acordo com a lei.
Mas uma coisa percebi com a atitude daquela mãe. Eu sei que pequei contra algumas pessoas. Peço perdão a elas e me comprometo em perdoar aqueles que pecaram contra mim. Faço isso por acreditar em duas coisas. A primeira é a oração que o próprio Jesus nos ensinou no texto narrado no evangelho de Mateus 6:12: “E perdoa-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” e a segunda é certeza que tenho de que o perdão interrompe a cadeia do mal.

Por favor, me perdoe...
Diante de Deus eu perdôo você...

Taciano Campos
Novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário